quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tome nota: Quanto mais você lê, mais bonita você pode ficar


Leitura pode ajudar a embelezar? Sim. Pode. E para quem acha que eu estou falando de 'beleza interior' ou de moda geek, errou o alvo.

Não estamos falando aqui sobre o caderno de economia, grandes filósofos, geopolítica e afins. Não que você não deva ler. Eu sou super a favor. :)

Mas o assunto de hoje está mais voltado para a importância de ler os rótulos dos cosméticos e dos manuais das ferramentas de beleza que você compra e já quer por para funcionar.

'Ah.... mas nunca aconteceu nada de errado comigo. Isso não passa de uma grande bobagem....' Para começo de conversa, vamos assistir ao vídeo educativo da Dica #1



Será que ela leu o manual para saber quanto tempo um cabelo fininho como dela resistiria ao calor daquele Babyliss??? Provavelmente não. E não vá dizer que você nunca fez igual... tirou da caixa e foi logo colocando para 'funcionar'... Vamos ver se esse 'reforço positivo' te ajuda a ler mais em favor da sua beleza.



Veja só a foto educativa da Dica #2:


A garota da foto acima é a Priscila, do blog Passando Blush. Ela resolveu poupar um pouquinho de tempo, fez o teste de alergia no antebraço (e não no buço) e acabou não esperando as tais 24h para verificar a ocorrência de reação alérgica antes de usar um creme depilatório para o rosto. Não era o dia de sorte dela. O produto literalmente queimou a pele sensível da região. A pele acima do lábio não está molhada, segundo a própria Priscila, ficou em carne viva e doeu muito mesmo. Conseguem imaginar?

Não é para causar pânico. É para alertar. Sempre podemos tirar uma lição de algum equívoco que cometemos. Aproveito para ampliar este conselho para o teste de compatibilidade das químicas para o cabelo. Quem tem cabelo alisado e vai pintar. Ou está testando uma tintura nova, ou vai trocar a marca da progressiva... 

Vale lembrar daquele ditado: 'A pressa passa e a m**** fica'. Tenho certeza que ninguém está a fim de ficar careca ou com uma cicatriz na pele.

E para finalizar, a Dica #3, que detona o mito de que os cosméticos importados não têm data de validade.

A grande verdade é que os fabricantes de outros países não são obrigados pela lei (assim como no Brasil) a indicar de forma normatizada o lote, a data de fabricação e vencimento do produto.

Uma maneira prática de saber quanto tempo seu cosmético gringo vai durar após aberto é procurando na embalagem o desenho de um 'potinho aberto' no qual a letra M maiúscula é acompanhada de um ou dois algarismos - algo como 12M, 6M, 24M....

Esse símbolo indica a quantidade de meses que você tem para consumir seu produto após abrir a tampinha (Hummmmm.... agora faz todo o sentido!)

Vamos a uma verificação prática:

Imagem do blog Lookaholic

Essa base da Revlon, por exemplo, tem de ser consumida em 24 meses após aberta.

Interessante né? E no blog Lookaholic você encontra um completíssimo relato sobre como decifrar a complicada questão dos batch codes (códigos que resumem os dados que já vêm separadinhos nos cosméticos brasucas) e obterá mais informações relevantes sobre validade de produtos de beleza.

Então agora você já sabe a contribuição da leitura para sua beleza.



Utilidade pública.

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário