sábado, 14 de dezembro de 2013

Por onde andei: Paraguai


Depois de duas longas semanas de sumiço, cá estou eu de volta. Desculpem-me pela ausência. Ocorreu uma enorme sucessão de eventos profissionais e pessoais que acabam acumulando no finalzinho do ano. E isso acabou bagunçando toda a rotina do blog. 
Mas no meio de toda essa correria, também aconteceram duas coisas legais: eu comecei a fazer academia e fiz uma viagem com meus pais no fim de semana passado.

Eu não sou muito fã de academia para falar a verdade, mas como eu estava realmente precisando, não teve como fugir. Mas preciso confessar uma coisa: estou adorando as aulas de Zumba duas vezes por semana (apesar de ficar totalmente perdida durante as coreografias devido a minha coordenação motora zero). 

Agora vou falar um pouquinho sobre como surgiu a ideia da viagem para o Paraguai. Ao longo do ano eu acumulei pontos do cartão e milhas para trocar por passagens aéreas no intuito de garantir a viagem de férias do casal. Só que meu noivo Alexandre adiantou-se e me deu a viagem de presente de aniversário em outubro. Sairemos de férias em fevereiro/2014.

Daí eu pensei em aproveitar as milhas para uma viagem curta, de fim de semana. E porque não, convidar meus pais para ir junto? Foi então que começou a busca por passagens que pudessem ser adquiridas por milhas para a família toda. 

Queria ir para Foz do Iguaçu em novembro-dezembro e gastar 10 mil milhas por trajeto. Não encontrei nada que desse para ir na sexta e retornar no domingo. Mas indo direto para o aeroporto de Ciudad del Este, seria possível. Mas sabem como é comprar com milhas.... voos com escala, horários horríveis...


Planejamento da viagem

Mas acabou dando certo porque a passagem estava R$ 150,00 por trajeto por pessoa. Baratíssimo!!! Achei uma boa, pois poderíamos fazer compras em Ciudad del Este, visitar o Parque Nacional das Cataratas, conhecer Puerto Iguazu (Argentina) e ver as cataratas do lado argentino. 

Pois bem, dia 6 de dezembro pegamos o voo cedinho (8:20 em Guarulhos) e quando chegamos eu já estava toda animada para fazer compras. Eu já tinha visto em vários sites e ouvido vários comentários de que parecia a 25 de Março em São Paulo, e tals.... mentira!


Ciudad del Este

A 25 de Março é organizadíssima se comparada a Monsenhor Rodriguez e arredores em Ciudad del Este. Não há semáforos nem faixas de pedestre. Os moto-táxis não têm um pingo de respeito pelos transeuntes e aceleram suas motocicletas no meio da nuvem de gente que anda por lá e salve-se quem puder...



Para ser bem sincera, eu nem reparei nos produtos das barraquinhas de rua. Eu já tinha em mente a lista de cosméticos e maquiagens que eu iria comprar e nem me passou pela cabeça de arriscar e comprar fora do shopping ou das grandes lojas de lá.

As ruas são sujas. Tem gente jogando lixo no chão o tempo todo... =/  
É bastante desagradável caminhar por lá. Só que pior ainda é tentar ir de carro/táxi - o trânsito não flui, o carro passa a 5 cm das pessoas que estão caminhando... é um terror!


Hospedagem

Eu não queria ficar cruzando a Ponte da Amizade o tempo todo, fosse à pé ou de carro, dadas algumas informações que vi no site Paraguai Pink sobre as modalidades de travessia. Acabei optando por me hospedar em Ciudad del Este mesmo e fuçando no Booking.com eu encontrei o Centro Hotel, que tem localização estratégica para facilitar as compras. Tive problemas com o wifi (que só funcionava no andar do restaurante) e eles só limpam o quarto se você pedir/autorizar. Nota 6.


Alimentação

Aí vem a parte difícil... No Shopping del Este há uma pequena praça de alimentação, tem restaurantes com buffet de modalidade "coma à vontade por...", tem a la carte... e não é caro. 

A opção mais confiável é o bistrô do mini shopping Monalisa. Um pouco mais afastado (e em direção oposta à Ponte da Amizade) fica o Shopping Jardim. A praça de alimentação lá tem opções variadas e o diferencial dele é ficar aberto após o horário comercial local. Muitos estabelecimentos fecham as 16:30. As esperanças de ver algo aberto após as 18:00 é bem pequena. Mas o Shopping Jardim fica até as 22:00.


Domingo, dia 8 de dezembro

No sábado fomos a Foz conhecer as cataratas. E fechamos um valor com o taxista, pois aí vem um detalhe importante - os táxis lá não têm taxímetro, então é extremamente importante fechar o valor da corrida antes de entrar no carro. E não se esqueça de negociar um desconto e dizer que outro taxista que você falou antes disse que faria mais barato... (olha o truque!).

Pagamos R$ 80,00 para ir do Aeroporto Alejo Garcia para o hotel. O pacote Foz ida e volta mais o trajeto hotel-aeroporto foi negociado por R$ 210,00. Desistimos de ir para Argentina no domingo porque ficamos sabendo que a feirinha de Porto Iguazu não abriria de domingo...

Então decidimos que faríamos mais compras. Só que não tinha lojas abertas... Uma ou outra só. O Shopping del Este, a Monalisa, o Shopping Barcelona numa das ruas que cortavam a Monsenhor Rodriguez. E todas estas fecharam ao meio-dia. Antes deste horário, fomos ao Bistrô da Monalisa. Mas ele não abriu. Caminhamos até o outro extremo, no Shopping Jardim, que também estava fechado. E chegando lá vimos um aviso na porta: "Fechado por conta do feriado". Era dia da Virgem de Caacupé. Tivemos de antecipar nossa ida ao aeroporto inicialmente prevista para às 16h. 


E por fim, compras!!!


O próximo post vai ser específico sobre compras. Limitei-me à aquisições no Shopping del Este e Monalisa. As demais lojas que eu queria passar estavam todas fechadas...   :'(

Meu pai queria comprar uns perfumes no domingo. Tinha uma loja aberta no Shopping Barcelona. E adivinha só quem nós encontramos lá? Renata Molinaro (Panicat) comprando perfuminhos suplementos alimentares (mais conhecidos como "bombas") em Ciudad del Este! Alexandre e meu pai não tinham conseguido reconhecer, afinal, ela estava vestida e com o derrière todo coberto.



Ela é bonita de verdade. A pele, o rosto, os cabelos. Mas na TV ela parece incrivelmente "grande" se é que vocês conseguem me entender... Pessoalmente ela parece bem mais miudinha. E ela tinha um jeito de caminhar muito estranho... sei lá... parecia que tinha as pernas tortas! rs

Aguardem o post com todas as minhas comprinhas no Paraguai. Queria gravar o vídeo hoje, mas uma gripe forte está me impedindo.... =/




Bom final de semana a todos!

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário