domingo, 31 de março de 2013

Mulher de Estilo: Elba Ramalho



Você deve estar pensando "Que incomum.... Elba Ramalho..." Isso mesmo. E eu quero destacar um aspecto dela que a torna uma mulher de estilo, na minha opinião - a ATITUDE. E não são as decisões dela sobre o que usar que a tornam especial para mim.

Eu pego metrô para ir e voltar do trabalho. E tenho presenciado comportamentos reprováveis de boa parte dos usuários, tais como furar a fila, manter a mochila nas costas, ouvir música em volume máximo, ocupar o assento preferencial enquanto pessoas que realmente precisam dele ficam em pé. Mas o que mais me incomoda é o fato das pessoas se socarem umas contra as outras para entrar no trem, quando OBVIAMENTE não há mais espaço, pessoas que pisam, esbarram e batem seus objetos em você e nem ao mínimo se desculpam.



É muito fácil colocar a culpa no sistema de transporte público. As autoridades não se importam? Verdade, elas não se importam. Entretanto, isso não dá a quem quer que seja o direito de agir de forma não civilizada. É notavel na postura das pessoas que elas querem levar vantagem, não importa como. Não importa a que custo.

E eu usei metrô como uma metonímia de Brasil. E por que este blog que trata de moda, beleza e afins está abordando esse assunto? E onde é que entra a Elba nessa história toda?

"Moda passa. Estilo fica." - Coco Chanel. Falta de educação e de empatia são atitudes extremamente reprováveis quando se trata de convivência. E ninguém quer estar na moda para ficar trancada sozinha numa masmorra. De nada adiantam roupas caras se as atitudes são baratas.



E uma atitude da Elba Ramalho, que presenciei há alguns anos e me fez ter vontade de citá-la como exemplo de estilo, aconteceu num show dela, na cidade onde eu nasci - Caraguatatuba/SP. Num dado momento de sua  apresentação, alguém na platéia  jogou uma lata de cerveja no palco, e que acabou por atingi-la. Ela poderia ter ficado irada. Poderia ter encerrado o show naquele exato momento. Poderia ter responsabilizado a segurança, o governo, a mãe da pessoa ou algo do gênero. 

Mas não. Em poucos segundos ela se recompôs. Retomou o microfone e disse algumas palavras que ficaram gravadas na minha mente por todo esse tempo: "Eu tenho certeza que você só me jogou essa latinha porque não tinha uma flor para me oferecer."

Esse é o estilo que faz diferença. Muito mais do que um sapato Louboutin, uma jóia Tiffany ou uma calça Diesel.




Troféu estilo para Elba Ramalho. E mesmo que alguém nos arremesse uma latinha com desrespeito, que nós tenhamos sempre uma rosa para oferecer.

;)

2 comentários:

  1. conversamos a respeito recentemente. O q mostra que sem modificar a Cultura e os costumes será difícil melhorar o convívio na cidade. Atitudes como a da Elba. embora muitas vezes isoladas, serve de exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Servem de exemplo, sim. Comprova que não devemos ter a mesma postura agressiva - 'ele me jogou uma latinha, vou revidar!' Espero que cada vez mais pessoas tenham a mesma postura que ela.

      ;)

      Excluir